22 de agosto – Dia do Coordenador Pedagógico
O
turno matutino prestou homenagem à Coordenadora Pedagógica Fátima Dias, pelo excelente
fruto do seu trabalho. A dinâmica foi proposta pela Diretora Alcíone Flávia.
O papel do coordenador pedagógico
Reger a
escola do século 21 não é uma tarefa para qualquer maestro. Numa época em que
se rediscutem espaço, tempo, modo, sujeito e conteúdo da aprendizagem, a figura
do coordenador pedagógico se destaca como articuladora e representante dessa
nova forma de pensar a educação. O coordenador é hoje - ou poderia ser -
o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas
envolvidas no projeto - professores, gestores, pais e alunos. E, para ele, é
impossível harmonizar esses três polos sem responder a grandes questões da
educação atual: de quem é a responsabilidade pelo aprendizado dos alunos? Como
trabalhar o conteúdo de um currículo fixo de maneira diferente em cada turma?
Como quebrar a barreira das disciplinas? Como apoiar o professor e contribuir
com a sua formação?
O
coordenador pedagógico é desafiado a ser, neste cenário, um bom comunicador,
ouvindo também as necessidades dos professores; estabelecido esse canal de
comunicação, fica mais fácil sugerir caminhos e propor reflexões acerca de
convergências e divergências entre o que o professor tem em mente e o projeto
pedagógico da escola.
Algumas de
suas atribuições: promover oportunidade de trabalho coletivo para construção
permanente da prática docente e revisão do projeto político-pedagógico;
acompanhar e avaliar o ensino e o processo de aprendizagem, bem como os
resultados do desempenho dos alunos junto aos professores; assumir o trabalho
de formação continuada e garantir situações de estudo e de reflexão sobre a
prática pedagógica e aprofundamento das teorias da educação; auxiliar o
professor na organização de sua rotina de trabalho; colaborar com o professor
na organização de seleção de materiais adequados às diferentes situações de
ensino e de aprendizagem; apoiar os estudantes e orientar as famílias, entre
outras.
Existem experiências positivas e
negativas, mas não há uma receita para o trabalho da coordenação pedagógica que
garanta o sucesso do trabalho. Não é recomendável padronizar métodos e técnicas
didáticas para serem usados entre coordenadores e professores, assim como é
difícil crer que alunos aprendem e atribuem significado aos conteúdos da mesma
forma.
Os repertórios cultural, teórico
e de vivências dos docentes devem sempre ser levados em consideração. Cada
professor tem uma trajetória de formação, determinadas preferências,
limitações, estilo de comunicação, postura em relação às diversas situações do
cotidiano da escola. O coordenador precisa ser sensível às características de
cada professor e ajudá-lo a refletir.
Fonte: Revista Educação
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